
O custo médio de um eVTOL em 2025 varia entre US$ 1,5 milhão e US$ 3 milhões, dependendo do modelo, capacidade e nível de autonomia. Fabricantes como Eve Air Mobility (Embraer), Archer Aviation e EHang lideram as vendas globais (cartas de intenção), com preços próximos a R$ 13 milhões no mercado brasileiro. Esses valores tendem a cair até 2030 com o aumento da produção em escala.

A popularização do eVTOL (Electric Vertical Take-Off and Landing) está transformando o setor aéreo.
Com promessas de mobilidade urbana limpa e silenciosa, esses “carros voadores” já são realidade em países como China, Emirados Árabes e Estados Unidos devido ao avanço na produção.
No Brasil, empresas como a Eve Air Mobility (subsidiária da Embraer) já avança em testes e acordos comerciais.
Mas afinal, quanto vai custar um eVTOL? E o que explica essa variação de preços?
Antes de mais nada, é preciso definir o que é um eVTOL.
Da sigla (electric Vertical Take-Off and Landing), um eVTOL é uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, projetada inicialmente para transporte urbano. Ele combina baterias de alta densidade, motores elétricos e sistemas autônomos, exigindo tecnologias avançadas e certificações rigorosas, o que impacta diretamente o custo.
Variáveis que afetam o custo técnico:
Autonomia de voo: baterias mais densas ou maior capacidade exigem peso maior, sistemas de resfriamento, redundância; isso eleva custo.
Capacidade de passageiros: cada lugar adicional exige estrutura mais robusta, sistema de controle mais complexo, mais potência, mais segurança.
Velocidade de cruzeiro e transição vertical/horizontal: aerodinâmica, fuselagem, qualidade dos rotores ou winglets implicam mais investimento.
Certificação regulatória: documentos da ANAC (normas de aeronavegabilidade, Powered-Lift); homologação de software de controle, segurança de bateria, redundância etc, podem levar anos.
Infraestrutura de suporte: hangares, vertiportos (pistas de decolagem/pouso), estações de carregamento, manutenção especializada.
Câmbio e tributação: importação de componentes, impostos (PIS/COFINS, ICMS, IPI) e custos logísticos.
De acordo com a Embarque Oficial, um eVTOL pode custar a partir de US$ 2,6 milhões (cerca de R$ 13 milhões), preço similar a helicópteros leves
✔ Dica: Leia mais: https://flytech.org.br/o-que-e-evtol/
Segundo dados recentes da Eve Air Mobility e Embraer, cada unidade do Eve eVTOL está avaliada entre US$ 1,5 milhão e US$ 3 milhões, dependendo da configuração.
Principais modelos e preços:
Atualmente, diversos fabricantes estão em fases avançadas de certificação e produção. Veja alguns dos principais modelos e seus valores de mercado:

A mobilidade.estadao.com.br destaca que, embora o custo inicial ainda seja elevado, o custo por voo tende a ser 60% menor do que o de helicópteros convencionais, devido à eficiência energética e manutenção reduzida.
Especialistas projetam que o custo dos eVTOLs deve cair até 40% até 2030, à medida que a produção em série e a padronização das baterias se consolidam.
Além disso, segundo o Morgan Stanley Research, o mercado global de mobilidade aérea urbana pode atingir US$ 1 trilhão até 2040, com redução progressiva nos preços de aquisição e operação.
Principais fatores de redução de custos:
Escala industrial: ou seja, maior volume de produção reduz custos unitários.
Inovação em baterias: nesse sentido, novos compostos de lítio-silício e estado sólido ampliam a eficiência energética.
Automação e IA: redução da necessidade de pilotos certificados.
Infraestrutura compartilhada: vertiportos modulares e sistemas de gestão integrados.
Voar de eVTOL será significativamente mais barato do que de helicóptero. Por exemplo, um voo de helicóptero em São Paulo custa em média R$ 6.000 por hora, enquanto o custo estimado de operação de um eVTOL é R$ 2.000 por hora, segundo estudo da Eve Air Mobility.
Além disso, o eVTOL consome 80% menos energia e emite zero emissões diretas de CO₂, reduzindo custos de combustível e manutenção.
ANAC abriu em 21 de maio de 2025 uma consulta setorial para estabelecer objetivos de segurança para aeronaves eVTOL classificadas como Powered-Lift Nível de Certificação 2 (capacidade 2-6 passageiros, peso bruto <5.670 kg). Isso define exigências para estrutura, sistemas de controle e bateria.
A Eve projeta que a certificação nacional completa possa ocorrer em 2027. Até lá, muitos voos serão experimentais/para demonstração.
Requisitos regulatórios de aeronavegabilidade elevam custo de projeto em sistemas redundantes, testes de segurança, homologação, simulação, certificações internacionais, o que pode adicionar milhões de dólares ao custo de desenvolvimento.
Antes de mais nada, é preciso entender que, mais do que um custo, o eVTOL representa um salto tecnológico no setor.
O valor atual reflete o início de uma jornada que irá redefinir a aviação, criar novos modelos de negócio e abrir mercados bilionários de mobilidade aérea urbana.
Investir em um eVTOL, seja na aquisição ou na produção, é apostar na descarbonização da aviação, na autonomia operacional e na integração de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, IoT e big data. Assim, como o carro elétrico, o eVTOL é hoje o ponto de virada para um novo ecossistema global, e quem se posiciona agora, lidera o futuro.
Em resumo, o preço atual dos eVTOLs representa um investimento em transformação, não uma barreira.A tecnologia está evoluindo rapidamente, impulsionando a criação de novas cadeias produtivas, empregos e negócios sustentáveis no setor aeroespacial.
Na Flytech, atuamos lado a lado com empresas, startups e instituições do setor aeroespacial, ajudando a estruturar projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, captar recursos públicos estratégicos, como os programas da Finep, o que auxilia na redução de custos na produção de produtos. Inclusive os de eVTOL!
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